O DESAFIO DE ENGAJAR LÍDERES E EQUIPES: APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA DEFINIDA, ANÁLISE DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS, CAMINHOS PERCORRIDOS E APONTAMENTOS SOBRE OS PRINCIPAIS APRENDIZADOS

Publicado em 30/06/2025 - ISSN: 2594-5688

Título do Trabalho
O DESAFIO DE ENGAJAR LÍDERES E EQUIPES: APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA DEFINIDA, ANÁLISE DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS, CAMINHOS PERCORRIDOS E APONTAMENTOS SOBRE OS PRINCIPAIS APRENDIZADOS
Autores
  • Pedro Roberto Lemos Cortez
  • LUCIANA CUSTÓDIO
  • Maria Aparecida Muniz Jorge Dias
  • Amanda Naessa Gonçalves Miranda
Modalidade
ARTIGO
Área temática
GT05 - Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Serviço Público
Data de Publicação
30/06/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.ebap.sbap.org.br/anais/encontro-brasileiro-administracao-publica/1062834-o-desafio-de-engajar-lideres-e-equipes--apresentacao-da-metodologia-definida-analise-das-acoes-implementadas-c
ISSN
2594-5688
Palavras-Chave
Palavras-chave: Engajamento. Comportamento organizacional. Liderança pública. Gestão pública. Desenvolvimento de equipes.
Resumo
O enfrentamento de desafios, a busca por soluções e por arranjos institucionais capazes de solucionar os múltiplos problemas que acometem as organizações, faz parte da rotina de líderes e equipes. Nesse contexto, ao longo do tempo, várias foram as possibilidades apontadas pelos estudos organizacionais na tentativa de dar respostas tempestivas e eficientes que atendessem, à contento, os atores envolvidos mergulhados em um ambiente dinâmico, complexo e cada vez menos previsível. Nesse contexto, o engajamento de lideranças e equipes tem sido, cada vez mais, objeto de atenção no ambiente organizacional. Do ponto de vista conceitual, não há um consenso na literatura acadêmica sobre o tema. Assim, neste artigo, faz-se um apanhado teórico, com viés histórico, sobre o construto “engajamento no trabalho”. No esforço da pesquisa conceitual percebeu-se o escasseamento de literatura voltada especificamente para o setor público. Obviamente, tal cenário trouxe o desafio adicional de se transpor para esse setor a literatura referente ao tema, considerando suas peculiaridades tais como cultura organizacional, estrutura de poder e relação do trabalhador com o seu trabalho e instituição. O relato apresentado bem como as análises realizadas apoiam-se em duas linhas principais: a primeira delas, na perspectiva do engajamento no trabalho que considera como engajadas as pessoas que estão conectadas com seus papéis de trabalho de maneira física, cognitiva e emocional (Kahn, 1990) e a segunda, a perspectiva que defende que este é um estado persistente e não focado em algum objetivo, evento, indivíduo ou comportamento em particular (Schaufeli, Salanova, González - Roma e Bakker, 2002). Enfim, para o recorte teórico orientador do artigo, líderes e equipes engajados, são aqueles conectados com as atividades que realizam, com os superiores, pares e com a própria instituição a que pertencem. Soma-se a isso a visão de muitos autores que defendem o engajamento como um fator determinante para o desempenho organizacional e o bem-estar dos colaboradores. Partindo dessa premissa, que associa engajamento ao desempenho, a temática ganha espaço crescente nas discussões estratégicas das organizações, sejam elas públicas ou privadas. No setor público, ambiente analisado neste artigo, há que se considerar que a eficiência e qualidade dos serviços são diretamente influenciadas pelo comprometimento dos servidores. Isso posto, este artigo analisa a trajetória - a testagem via projeto piloto e expansão - de um projeto inovador de engajamento de lideranças e equipes no âmbito do Programa Transforma Minas. Tal Programa é um projeto estratégico do governo estadual de Minas Gerais, conduzido pela Assessoria de Políticas para Lideranças/APL da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/SEPLAG - MG, e conta com quase seis anos desde a sua implementação. Neste período, o Programa Transforma Minas, tem catalogado um conjunto de ações que o colocam como uma iniciativa de referência na gestão de pessoas e comportamento organizacional no setor público brasileiro. Além do Engajamento de Líderes e Equipes, que constitui uma das três frentes de trabalho do Programa, tendo sido a última a ser implantada, o Transforma Minas ainda atua nas frentes de “Atração e Seleção de Lideranças” e “Desenvolvimento e Desempenho de Lideranças”. De forma geral, todas as frentes de trabalho perseguem o objetivo comum que é o de assegurar que gestores e lideranças do Governo de Minas estejam aptos a enfrentar os desafios do setor público, sobretudo em um estado tão multifacetado (do ponto de vista econômico, cultural e até político) e com mais de 850 municípios e 20 milhões de habitantes, sendo o segundo estado mais populoso do Brasil. Dentro do escopo do Programa, mais de 500 processos seletivos para lideranças já foram realizados por meio de seleções abertas e com metodologia própria ancorada na lógica da gestão de pessoas por competência. No que se refere às ações da frente de trabalho Desenvolvimento e Desempenho de Lideranças, o Transforma Minas mantém ativo três programas distintos customizados para o segundo nível de governo (Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL Subsecretários), para o terceiro nível de governo (Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL Superintendentes) e para mais de 200 lideranças regionais selecionadas pelo Programa em seus processos seletivos (Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL Regionais). No que se refere às ações voltadas para a análise e promoção do engajamento no trabalho de líderes e equipes, o Transforma Minas, desde 2021, realizou ações direcionadas para medir, compreender e promover o engajamento no serviço público estadual do estado. O recorte das ações para este trabalho, analisam o projeto piloto realizado em 2023 em uma subsecretaria estadual, a análise e correção/ajustes das ações e sua expansão, em 2024, para 23 subsecretarias de quatro Secretarias de Estado – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/SEPLAG, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/SEAPA, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes/SEDESE e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/SEMAD. Desde o piloto, 135 lideranças, divididas em quatro turmas, participaram ativamente das ações propostas por meio de uma abordagem prática e colaborativa buscou fortalecer as habilidades dos líderes e fomentar uma cultura de engajamento e melhoria contínua nos órgãos participantes. Todo o projeto foi estruturado e conduzido por um consultor especialista no tema e com experiência de replicação da metodologia utilizada em diversos estados e municípios brasileiros e pela equipe da Assessoria de Políticas para Lideranças/APL. O objetivo do estudo relatado e analisado neste artigo, consiste em apresentar a concepção, desde o piloto, e a expansão do projeto, detalhando as etapas metodológicas, o resgate histórico de atividades e os resultados obtidos por meio de pesquisas aplicadas às lideranças. São discutidos aspectos como a absorção da metodologia pela equipe da APL/Transforma Minas e os efeitos das práticas de engajamento implementadas pelas lideranças em suas equipes. Como parte do processo, foram desenvolvidos o "Varal de Ações" — uma exposição de iniciativas de engajamento, o "Guia de Bolso do Engajamento" — um instrumento prático para gestores, e a "Pesquisa de Refinamento das Ações" — que analisou a aplicabilidade e os impactos das práticas no dia a dia das equipes. O referencial teórico utilizado fundamenta-se nos estudos sobre engajamento e comportamento organizacional, abordando como esses conceitos influenciam a mobilização e o alinhamento das lideranças em ambientes complexos, dentro do escopo conceitual sobre o engajamento trazido acima. A metodologia utilizada para a construção deste artigo é considerada multifacetada por combinar a análise das informações obtidas nas oficinas presenciais e remotas - observação participante, e os resultados nas pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas com as lideranças participantes em cada turma ofertada – quatro turmas ao todo em 2024 – e suas equipes. Houve ainda a sistematização de práticas inovadoras voltadas à promoção do engajamento no setor público, como produto do projeto. Os resultados alcançados evidenciam avanços significativos na comunicação, colaboração e desempenho das equipes, reforçando o papel estratégico das lideranças no estímulo ao engajamento organizacional. O artigo também reflete sobre os desafios e limitações enfrentados durante a implementação, além de formular hipóteses sobre a replicação dessa abordagem em diferentes contextos do setor público: municipais, estaduais e nacionais. Por fim, são delineadas contribuições práticas e acadêmicas para o campo de ensino e gestão do setor público, uma vez que se trata de temática pouco explorada, além de sugerir perspectivas para futuras investigações, visando consolidar o engajamento como um elemento essencial na gestão pública voltada para resultados e para o bem-estar organizacional.
Título do Evento
Encontro Brasileiro de Administração Pública
Cidade do Evento
Ananindeua
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Brasileiro de Administração Pública
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORTEZ, Pedro Roberto Lemos et al.. O DESAFIO DE ENGAJAR LÍDERES E EQUIPES: APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA DEFINIDA, ANÁLISE DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS, CAMINHOS PERCORRIDOS E APONTAMENTOS SOBRE OS PRINCIPAIS APRENDIZADOS.. In: Anais do Encontro Brasileiro de Administração Pública. Anais...Ananindeua(PA) Unama, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/encontro-brasileiro-administracao-publica/1062834-O-DESAFIO-DE-ENGAJAR-LIDERES-E-EQUIPES--APRESENTACAO-DA-METODOLOGIA-DEFINIDA-ANALISE-DAS-ACOES-IMPLEMENTADAS-C. Acesso em: 22/08/2025

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