A CULTURA DE AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM ANGOLA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES

Publicado em 30/06/2025 - ISSN: 2594-5688

Título do Trabalho
A CULTURA DE AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM ANGOLA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Autores
  • Flávio Facha Gaspar
  • Leonardo Secchi
Modalidade
ARTIGO
Área temática
GT12 - Implementação e Avaliação de Políticas Públicas
Data de Publicação
30/06/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.ebap.sbap.org.br/anais/encontro-brasileiro-administracao-publica/1061343-a-cultura-de-avaliacao-nas-instituicoes-de-ensino-superior-(ies)-em-angola--caminhos-e-possibilidades
ISSN
2594-5688
Palavras-Chave
Cultura de Avaliação. Instituições de Ensino Superior. Marco zero. Angola
Resumo
A CULTURA DE AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM ANGOLA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES Resumo: Este trabalho objetivou discutir duais ideias centrais relacionada a avaliação nas Instituições de Ensino Superior em Angola, que são: 1) Identificar possíveis indícios da formação de uma cultura da avaliação nas Instituições de Ensino Superior em Angola; (2) Sugerir uma delimitação de estudos teóricos sobre avaliação nas Instituições de Ensino Superior em Angola como um “marco zero”. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa e a coleta de dados realizou-se mediante pesquisa bibliográfica. Como resultados, foi possível identificar algumas práticas sobre avaliação nas IES em Angola, como os estudos feitos pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1987, com o título: Universidade Agostinho Neto: Estudo Global e outra feita pala Fundação Gomes Teixeira, em 1996, intitulada: Contributos para a Revitalização da Universidade em Angola. Além disso, sugeriu-se como o marco zero para as pesquisas referentes a avaliação nas IES em Angola o terceiro movimento que é denominada de Estudos da Terceira Geração (2002 – 2024). Palavras-chave: Cultura de Avaliação. Instituições de Ensino Superior. Marco zero. Angola. Avaliação é um processo por meio do qual várias etapas de uma dada tarefa podem ser revistas e reavaliadas no intuito de identificar falhas e apontar possíveis melhorias. A avaliação é um processo relevante na gestão pública, pois esta possibilita melhorar os mecanismos de aperfeiçoamento das políticas públicas e programas governamentais e não governamentais. É nesta chave que a nossa reflexão parte para discutir sobre a possível identificação de uma cultura de avaliação nas IES, bem como suas possíveis implicações, por um lado, por outro, tenta-se propor uma demarcação do início dos estudos sobre avaliação no contexto nacional de Angola. Entende-se por cultura de avaliação o conjunto de valores acadêmicos e (Grifo dos autores: práticos), atitudes e formas coletivas de conduta que tornem o ato avaliativo parte integrante do exercício diurno de nossas funções (Ristoff, 1999). No contexto de países em desenvolvimento, o processo avaliativo joga um papel crucial, uma vez que pode contribuir para evitar desperdícios de recursos aplicados em programas governamentais e não governamentais (Bembe; Ribeiro, 2019). Pode ainda ser utilizada para legitimar políticas públicas ou programas com discurso retórico de convencimento da população referente ao desempenho do governo. Angola é uma nação que conquistou sua independência a cinco décadas de Portugal, no dia 11 de novembro de 1975 (Wheeler; Pélissier, 2011). E o registo da existência de uma IES data aproximadamente nesta época também. Embora, os primeiros indícios da constituição de instituição de ensino superior foram em 1958, com a criação do Seminário Católico, localizado na capital do país Luanda e no planalto central, na província do Huambo (Carvalho, 2012). Este trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, bem como legislações pertinentes publicadas e disponíveis referentes a avaliação no subsistema de ensino superior em Angola. O estudo teve dois objetivos principais: (1) Identificar possíveis indícios da formação de uma cultura de avaliação nas Instituições de Ensino Superior em Angola; (2) Sugerir uma delimitação de estudos teóricos sobre avaliação nas Instituições de Ensino Superior em Angola como um “marco zero”. Em uma pesquisa de revisão sobre a avaliação no ensino superior em Angola na última década, foram discernidas seis áreas principais nas quais as discussões se concentram, que são: a) Acesso ao ensino e educação; b) Avaliação institucional e regulação; c) Capacidade de gestão; d) Extensão (Serviço público); e) Investigação; e f) Investimentos (Gaspar; Secchi, 2024). Concernente ao acesso ao ensino e educação são estudos teóricos que asseveram sobre as políticas públicas de acesso aos jovens em idade escolar a educação superior, em contexto de expansão das IES no país (Angola, 2014; Kandingi, 2008, 2016; Mendes, 2013, 2020; Fernando, 2023). Quanto a avaliação institucional e regulação são trabalhos que discutem uma maior harmonização do arcabouço legal na regulamentação das IES, para exercício profícuo destas instituições no país (Silva; Mendes, 2011, 2012, 2017; Gando; Mendes, 2013; Silva, 2016; Francisco; Agostinho; Melo; Vefago; Ferreira, 2018; André; Coelho, 2020; Pedro, 2023). No que concerne a capacidade de gestão são artigos que dissertam acerca a ineficácia na gestão das IES, além da falta de integração entre os currículos, o corpo docente, os estudantes e a parte administrativa (Silva; Mendes, 2011; Lopes, 2017; Mendes; Manuel, 2020). No que tange extensão ou Serviço público se referem aos trabalhos que abordam sobre o papel que as IES poderiam jogar, assim como os serviços que as instituições deveriam prestar aos cidadãos e entes estatais e privados (Kajibanga, 1998; Zau, 2002; Silva, 2004; Gaspar; Secchi, 2024). No que tange a investigação são explorados estudos que tencionam a relevância de se fazer pesquisa e discussão em volta da temática investigação enquanto braço preponderante da educação universitária, bem como a geração de valor para sociedade rumando para o desenvolvimento regional, nacional e continental (Kajibanga, 1998; Mendes, 2013; Kandingi, 2008, 2016; Daniel; Valentim, 2024). E por final, investimentos os artigos centram-se na expansão do ensino superior, e fundamentalmente em IES privadas em Angola. Outro aspecto pertinente presente é que investigação e investimento estão imbricados, pois, sem recursos, dificilmente se produz conhecimentos (Daniel; Valentim, 2024; Santo; Sousa, 2020). O texto está organizado inicialmente com a introdução. Na sequência, é apresentado de forma sucinta o histórico das Instituições de Ensino Superior (IES) em Angola, sua legislação, assim como seus desdobramentos. Depois, discute-se a avaliação, seus conceitos propedêuticos, e ainda se examina a avaliação no ensino superior em Angola, suas formas de operacionalização. Sugere-se o marco zero, como um ponto inicial para pesquisadores interessados em assuntos relacionados à avaliação nas IES em Angola. Por último, são apresentadas as considerações finais. REFERÊNCIAS ___________Decreto Presidencial nº 203/2018, de 30 de agosto. Diário da República: Imprensa Nacional. 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Título do Evento
Encontro Brasileiro de Administração Pública
Cidade do Evento
Ananindeua
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Brasileiro de Administração Pública
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GASPAR, Flávio Facha; SECCHI, Leonardo. A CULTURA DE AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM ANGOLA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES.. In: Anais do Encontro Brasileiro de Administração Pública. Anais...Ananindeua(PA) Unama, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/encontro-brasileiro-administracao-publica/1061343-A-CULTURA-DE-AVALIACAO-NAS-INSTITUICOES-DE-ENSINO-SUPERIOR-(IES)-EM-ANGOLA--CAMINHOS-E-POSSIBILIDADES. Acesso em: 08/08/2025

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